O que é psicoterapia e para que serve?
"Psicoterapia é o processo científico de compreensão, análise e intervenção que se realiza através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos, orientando para o restabelecimento do equilíbrio psíquico, prevenção e cura das patologias psicológicas, visando ao bem-estar, crescimento pessoal e saúde mental dos pacientes". (resolução CRP nº 004/05, de 03/06/95).
A finalidade da Psicoterapia é tratar questões relacionadas à mente, às emoções e comportamentos, assim como os problemas psicológicos de qualquer natureza, sendo a função do psicólogo a de ajudar o paciente/cliente a restabelecer seu equilíbrio psíquico para que possa ter uma vida mais saudável, produtiva e feliz. O processo acontece uma vez por semana e tem a duração de cinquenta minutos, o tempo médio de tratamento varia de acordo com as queixas trazidas pelo paciente/cliente.
Algumas pessoas procuram psicoterapia para tratar de questões existenciais, outras apenas para orientações relativas a problemas pontuais e ainda as pessoas que preferem investir em autoconhecimento. Independentemente dos motivos que levam uma pessoa a buscar ajuda profissional de um psicólogo, ao final do processo, ela estará mais forte e amadurecida para resolver com autonomia os problemas que surgirem, pois o processo psicoterapêutico fornece a base necessária para o paciente/cliente enfrentar novos desafios.
Diante de todas as vantagens existentes em um processo psicoterapêutico, é necessário que o paciente/cliente possua coragem e determinação o bastante para se aprofundar na psicoterapia, uma vez que é comum alguns pacientes sabotarem seu próprio processo psicoterapêutico (com faltas, atrasos, remarcações, etc.), pois nem sempre é fácil lidar com questões íntimas desconhecidas e por vezes dolorosas para o paciente/cliente.
Costumo dizer que a psicoterapia se assemelha à reforma de uma casa, onde desejamos vê-la pintada e pronta para ser desfrutada, mas não gostamos de passar pelo desconforto da bagunça, da poeira, dos gastos e de todos os incômodos que uma obra proporciona. Então, sempre digo para os meus pacientes/clientes que no processo, primeiro precisamos passar pela poeira, para conseguirmos desfrutar da organização. Para tanto, o paciente precisa estar aberto e querer mudar, ou seja, aceitar sair da zona de conforto e redefinir aspectos que não estão mais funcionando, sendo improdutivos ou que estão trazendo sofrimento.
Como a psicoterapia pode me ajudar?
A psicoterapia pode ajudar o paciente/cliente em diversas situações, das mais simples às mais complexas, tais como: transtornos psicológicos, dificuldades de relacionamentos, perda de emprego, luto, divórcio, adaptação à mudanças, medo de falar em público, timidez, comunicação assertiva (dificuldade em dizer NÃO), inseguranças de modo geral, impulsividade, falta de equilíbrio emocional, identificação de manipulações e jogos patológicos, problemas na regulação emocional, falta de autoconhecimento e autocuidado, sofrimentos em função de traumas, conflitos conjugais, estabelecimento de metas pessoais e profissionais, entre outras questões.
Como saber quando devo procurar um psicólogo?
Para saber se você precisa ou não de um processo de psicoterapia, basta analisar o quanto as suas questões atuais estão te causando incômodo ou prejuízos, ou até mesmo às pessoas que se relacionam com você e após isso, avaliar o quanto possui em termos de recursos internos para poder resolver essas questões de forma equilibrada. Se chegar a conclusão que as questões ou problemas enfrentados ultrapassam suas possibilidades de resolução sozinho, talvez seja a hora de procurar ajuda de um profissional.